Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

CANDIDATOS A INGRESSO DO PROGRAMA

Que tipo de pós-graduação é oferecido neste programa?
O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UNIFESP oferece mestrado acadêmico, doutorado e pós-doutorado. Não oferecemos cursos de especialização.

Os cursos são pagos?
Não. Somos uma universidade pública. Mestrado, doutorado e pós-doutorado são gratuitos.

Há bolsas de estudos disponíveis?
Sim, temos um cota restrita de bolsas da CAPES e do CNPq que não contempla todos os alunos do programa. Apenas estudantes sem vínculo empregatício podem solicitar bolsas. Também existe a possibilidade de solicitação de bolsas Fapesp. Seu orientador dará todas as informações necessárias quando for o momento.

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP é reconhecido pela Capes?
Sim.

Qual a diferença entre Pós-graduação Lato-Sensu e Stricto-Sensu?
A pós-graduação lato sensu abrange os programas de especialização voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional, com o caráter de educação continuada. Ao final do curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado. A pós-graduação stricto sensu corresponde aos cursos de mestrado e doutorado, destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, indicados a quem pretende seguir as carreiras de professor e/ou pesquisador. Ao final destes cursos o aluno obterá um diploma e o título acadêmico de mestre ou doutor.

Como posso ingressar no PPGSC?
Por processo seletivo que ocorre uma vez ao ano. Todas as informações sobre o processo seletivo estão descritas em nosso site.

Quando o processo seletivo ocorre?
Em geral, entre outubro e dezembro de cada ano. As datas são divulgadas em edital, que também está disponível em nosso site.

Quantas entradas os cursos têm por ano?
Em geral, o processo seletivo ocorre uma vez ao ano. No entanto, no caso de haver vagas ainda disponíveis, é possível que haja um edital extra no meio do ano.

Posso ir à Secretaria da Pós-Graduação para me inscrever no processo seletivo?
Não. As inscrições somente podem ser efetuadas por meio eletrônico. Fique atento(a) aos editais abertos.

Como posso entrar em contato com um provável orientador?
Sugerimos consulta ao Currículo Lattes dos orientadores(as) cadastrados(as) no Programa. Verifique quais deles(as) atuam na área e temática de pesquisa de seu interesse. Após identificação, envie um e-mail ao provável orientador(a). Você pode encontrar a lista de orientadores(as), os emails e link para o currículo lattes no site do PPGSC.

É preciso ter um projeto ou um aceite prévio de um orientador para participar do processo seletivo?
É necessário verificar a exigência do edital do processo seletivo e as normas do curso de interesse. Entre em contato com possíveis orientadores para verificar sobre sua disponibilidade para orientação e a existência de projetos de pesquisa nas áreas desejadas.

Posso ser aceito se não há orientadores na linha de pesquisa que me interessa?
Não. Recomendamos que os candidatos se informem sobre as linhas de pesquisa de cada orientador.

Quais são os horários das disciplinas?
As disciplinas são oferecidas em horário comercial, das 8h00 às 18h00. Cada uma delas ocorre em dias e horários diferentes na semana e você pode consultá-las na aba respectiva em nosso site.

Trabalho em período integral. Conseguiria cursar o mestrado ou o doutorado?
Não. Os cursos demandam que você consiga disponibilizar no mínimo 20 h por semana para cursar as disciplinas e realizar seu projeto de pesquisa. As aulas só ocorrem no período da manhã e tarde. A coleta de dados de sua tese ou dissertação em geral também acaba acontecendo em horário comercial. Assim sendo, sugerimos que, ao entrar em contato com o seu orientador, pergunte a ele a viabilidade e o tempo necessário para se dedicar ao projeto de pesquisa.

Trabalho em meio expediente. Posso me inscrever no programa?
Sim. Entretanto, encontrará mais dificuldades em conciliar, do ponto de vista de tempo, as atividades da pós-graduação com o trabalho, já que temos disciplinas que ocorrem no período da manhã e outras a tarde. Converse com seu potencial orientador sobre suas limitações de horário.

As disciplinas serão ministradas em que língua?
As disciplinas obrigatórias são em língua portuguesa. Seminários podem ser dados em inglês.

As aulas são presenciais? Se sim, onde ocorrem?
Sim. No entanto, durante a pandemia, as aulas têm sido ministradas no formato virtual.

Em quanto tempo devo concluir o mestrado/doutorado?
O mestrado deve ser concluído em 24 meses e o doutorado em 48 meses.

Posso me matricular em dois cursos de mestrado e/ou doutorado na UNIFESP ou em outra instituição pública?
Não é possível estar vinculado a duas vagas públicas.

Os documentos entregues para participar do processo seletivo serão utilizados para minha matrícula?
Não. Os documentos do processo seletivo são arquivados para auditoria futura.

Posso me inscrever no processo seletivo para um curso de pós-graduação mesmo sem ter terminado a graduação?
Sim. Porém, você deve estar com previsão de conclusão da graduação para o mesmo semestre em que prestará o processo seletivo.

É preciso ter fluência em língua estrangeira?
Em todos os programas aprovados pela CAPES a proficiência em inglês é uma exigência, tanto para o mestrado quanto para o doutorado. No caso do doutorado, há ainda a exigência de proficiência em uma outra língua, além do inglês.

Qual é a frequência de oferecimento de disciplinas?
O Programa oferece um grupo de disciplinas por semestre e dependendo das suas escolhas (em conjunto com o orientador) em um semestre específico o aluno pode (ou não) vir a ter aulas todos os dias da semana. As disciplinas obrigatórias são ministradas anualmente. As disciplinas complementares podem ser ofertadas anualmente ou a cada dois anos.

Não sou matriculado no programa, mas gostaria de cursar uma das disciplinas como aluno ouvinte. Isso é possível?
Sim. Recebemos alunos especiais, ou seja, aqueles que cursam disciplinas isoladas no PPGSC, mas não têm vínculo com a UNIFESP.

Como realizar a inscrição como Aluno Especial em disciplina isolada?
Caso tenha interesse em cursar uma disciplina como aluno especial, primeiramente consulte o site entre em contato com a secretaria do PPGSC.

O que é o Pós-doc?
Pós-doc ou Pós-Doutorado é a atividade de pesquisa destinada a portadores do título de doutor. O pós-doutorando possui um supervisor acadêmico que o acompanhará no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. No caso do PPGSC, para ingressar no pós-doutorado você precisa identificar um supervisor dentro da temática de seu interesse, apresentar um projeto, plano de trabalho e disciplina a ser ministrada pontualmente no PPGSC.

© 2013 - 2021. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 563 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.