Escola Paulista de Medicina
Postgraduate in Collective Health

Disciplina: VIAJANDO EM BUSCA DO HUMANO - LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 2 (TERÇA) - 2021

  • Nome/título
    VIAJANDO EM BUSCA DO HUMANO - LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 2 (TERÇA) - 2021
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Rafael Ruiz, Me. Yuri Bittar, Dra. Maria Sílvia Logatti, Me Licurgo Lima de Carvalho
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2021-02-01
  • Término - inscrição
    2021-02-26
  • Início - curso
    2021-03-16
  • Término - curso
    2021-05-11
  • Local
    Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos (inscrição via site do CeHFi)
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas às terças-feiras, 12h-13h30 e atividades assíncronas por 3 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    14
  • Carga horária - Prática
    66
  • Carga Horária Total
    80
  • Creditos
    5
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi)
  • Ementa
    XVIII CICLO DE ENCONTROS E DISCUSSÕES SOBRE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE (1º SEMESTRE DE 2021)
    Tema: Viajando em Busca do Humano
    Livros: Alice no País das Maravilhas (Autor: Lewis Carroll) / Morte em Veneza (Autor: Thomas Mann)

    A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

    Objetivos Específicos:
    - Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
    - Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
    - Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
    - Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
    - Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
    - Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
    Avaliação de aprendizagem
    Estratégias pedagógicas

    Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
    - Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
    - Encontro de Histórias de Leitura
    - Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
    - Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

    O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (66 horas).
  • Avaliação de aprendizagem
    Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
  • Conteúdo Programático
    Aula 01 - Apresentação
    Ciclo Alice no País das Maravilhas
    Aula 02 – Histórias de Leitura
    Aula 03 – Itinerário de discussão 01
    Aula 04 – Itinerário de discussão 02
    Aula 05 – Histórias de Convivência
    Ciclo Morte em Veneza
    Aula 06 - Histórias de Leitura
    Aula 07 - Itinerário de discussão 01
    Aula 08 - Itinerário de discussão 02
    Aula 09 - Histórias de Convivência
  • Referências
    GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
    GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
    RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
    BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
    GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
    GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
    GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
    GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
    ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
    ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
    PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
    RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
    RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
    TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
    •  

    © 2013 - 2021. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 563 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Please publish modules in offcanvas position.