Envelhecimento e inclusão digital | PodSerCiência

NOTICIA 03 06 22

Cada vez mais ativa e independente, a população idosa no Brasil hoje já soma mais de 37 milhões de pessoas. A gente sabe que cada etapa da vida de um ser humano revela tanto limitações quanto potencialidades distintas, e na terceira idade isso não seria diferente. O que observamos nas últimas décadas é que o tema do envelhecimento tem ganhado mais visibilidade com a multiplicação de disciplinas, cursos e programas específicos na área da gerontologia no ensino superior. A ciência vem procurando entender quais os fatores determinantes de um envelhecimento saudável, em busca de uma sociedade que verdadeiramente promova a qualidade de vida das pessoas idosas. Esse é o caso, por exemplo, do Centro de Estudos do Envelhecimento ligado ao Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp, com quem vamos conversar no episódio de hoje.