Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva 

 

 

Disciplina: REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA

  • Nome/título
    REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA
  • Responsável
    Profa. Dra. Denise Martin
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez; Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner; Coviello; Profa. Dra. Mariana Cabral Schveitzer.
  • E-mail para contato
    denise.martin@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2018-06-07
  • Término - inscrição
    2018-08-03
  • Início - curso
    2018-08-08
  • Término - curso
    2018-09-26
  • Local
    Anfiteatros da EPM a definir
  • Dias e Horários
    Quartas-feiras (das 14h00 às 18h00)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    40
  • Carga horária - Prática
    20
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Aceita ouvintes.

    Para se matricular, consulte "Instruções para matrícula em disciplinas" (http://saudecoletiva.sites.unifesp.br/index.php/disciplinas/instrucoes-para-matricula ).
  • Ementa
    O artigo científico é a principal forma de divulgação de dados de pesquisa. Três requisitos são fundamentais para tornar o artigo científico interessante aos cientistas que os lêem: a inovação, metodologia de pesquisa robusta e a descrição clara de achados qualitativos ou quantitativos. A publicação de artigo científico faz parte do processo da produção do conhecimento científico e é habilidade necessária para alunos de mestrado e doutorado. A produção não apenas permite divulgação dos achados da tese ou dissertação, como ajuda na obtenção de bolsas de estudo e nas futuras perspectivas de emprego, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa disciplina visa introduzir aos alunos as ferramentas necessárias para a construção artigos científicos resultados de seus projetos de pesquisa, assim como para a escolha crítica das bibliografias para suas discussões. O curso será estruturado em três tipos de atividades: aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
  • Conteúdo Programático
    08/08 - Apresentação do curso; Leitura crítica de artigos
    15/08 - Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos); Citação institucional correta.
    22/08 - Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Resultados, Discussão, Referências, Agradecimentos).
    29/08 - A escolha da revista científica; Lista Qualis Capes e as bases de artigos (Medline, LILACS, SciELO, JCR, Web of Science, SCOPUS); Onde publicar? O que é um periódico indexado? O portal de periódicos Capes.
    05/09- O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, onde publicar, o papel do editor, Carta de Apresentação, sistemas de submissão, acompanhamento do processo de submissão). A visão e o papel do editor de revista e dos revisores. Carta de resposta ao revisor. Por que um artigo é rejeitado? Critérios de avaliação de um artigo.
    12/09- Viés de publicação. Ética na publicação: plágio e fraudes. O uso de ferramentas de gerenciamento de referências bibliográficas. O uso de diretrizes como CONSORT, STROBE e PRISMA.
    19/09- Mitos e verdades sobre artigos científicos. O universo da publicação internacional.
    26/09- Oficina de leitura crítica de artigos (nota); Dia da entrega de esboço de artigo produzido (nota)
  • Referências
    1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
    2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 8ª edição, 2010.
    3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
    4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
    5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
    6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Editora, 2014.
    7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016 .
    8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013
    9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.
    10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
    11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010.
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