Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva 

 

 

Disciplina: REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA (2º SEMESTRE DE 2019)

  • Nome/título
    REDAÇÃO E LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE COLETIVA (2º SEMESTRE DE 2019)
  • Responsável
    Dra. Denise Martin
  • Corpo Docente
    Dra. Gabriela Arantes Wagner
    Dra. Zila Sanchez
    Dra. Mariana Cabral Schveitzer.
  • E-mail para contato
    denise.martin@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2019-06-11
  • Término - inscrição
    2019-08-01
  • Início - curso
    2019-08-07
  • Término - curso
    2019-09-25
  • Local
    a confirmar
  • Dias e Horários
    Quartas feiras das 13:30 às 17:30h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    40
  • Carga horária - Prática
    20
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Alunos regularmente matriculados no PPGSC, alunos Unifesp. Não aceita ouvintes.
  • Ementa
    Segundo Volpato (2015), três requisitos são fundamentais para tornar o artigo científico interessante aos cientistas que os lêem: a inovação, metodologia de pesquisa robusta e a descrição de dados qualitativos ou quantitativos evidentes. Essa disciplina tem esse objetivo, de introduzir aos alunos as ferramentas necessárias para a construção dos textos científicos para que estejam preparados para produção de teses, dissertações e artigos científicos de seus projetos, assim como, para a escolha crítica das bibliografias para suas discussões. O curso será estruturado em três tipos de atividades: aulas teóricas, estudos dirigidos e exercícios.
  • Avaliação de aprendizagem
    As avaliações serão constituídas de atividades específicas para cada um dos módulos práticos e entrega da versão do artigo científico do aluno .
    O aproveitamento do curso será considerado satisfatório quando o estudante:
    a. Mantiver a assiduidade de prevista para os encontros presenciais (75% de presença);
    b. Realizar a avaliação específica com nota ou conceito igual ou superior a 6,0 (seis) ;
    c. Desenvolver e escrever o artigo científico;
    d. Apresentar o artigo na data agendada
  • Conteúdo Programático
    Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Título, Resumo, Introdução, Métodos)
    Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico (Resultados, Discussão, Referências, Agradecimentos)
    Citação institucional correta. O uso de ferramentas de gerenciamento de referências bibliográficas. O uso de diretrizes como CONSORT, STROBE e PRISMA
    A escolha da revista científica; Lista Qualis Capes e as bases de artigos (Medline, LILACS, SciELO, JCR, Web of Science, SCOPUS); Onde publicar? O que é um periódico indexado? O portal de periódicos Capes
    O processo de submissão (autoria e ordem de autoria, onde publicar, o papel do editor, Carta de Apresentação, sistemas de submissão, acompanhamento do processo de submissão). A visão e o papel do editor de revista e dos revisores. Carta de resposta ao revisor. Por que um artigo é rejeitado? Critérios de avaliação de um artigo.
    Viés de publicação. Ética na publicação: plágio e fraudes
    Mitos e verdades sobre artigos científicos. O universo da publicação internacional

    Metodologia:
    O curso será realizado na modalidade presencial. Serão ministradas aulas com conteúdo teórico, na forma de aulas expositivas com exemplos e conteúdos práticos, na forma de desenvolvimento dos artigos científicos dos alunos. O recurso utilizado em aula será o datashow para apresentação de power point.


  • Referências
    1) AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010.
    2) AQUINO, I. S. Como Escrever Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 8ª edição, 2010.
    3) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Mais do mesmo? Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2141, 2013.
    4) CARVALHO, M. S.; TRAVASSOS, C.; COELI, C. M. Um bom texto. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1701, 2013.
    5) GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed-Porto Alegre: Artmed, 2008.
    6) MARCOPITO L. F., GONÇALVES-SANTOS F.R. Um guia para o leitor de artigos científicos na área da saúde. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu Editora, 2014.
    7) MINAYO, M. C. S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, v. 21, n. 8, p. 2326, 2016 .
    8) VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013
    9) VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.
    10) VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, 2015.
    11) VOLPATO, G. L. Pérolas da redação Científica – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010.

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