Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva 

 

 

Disciplina: INTRODUÇÃO AO USO DE STATA EM ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS (2º SEMESTRE DE 2019)

  • Nome/título
    INTRODUÇÃO AO USO DE STATA EM ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS (2º SEMESTRE DE 2019)
  • Responsável
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez; MSc Patricia Paiva (monitoria)
  • E-mail para contato
    zila.sanchez@gmail.com
  • Início - inscrição
    2019-06-08
  • Término - inscrição
    2019-07-11
  • Início - curso
    2019-08-01
  • Término - curso
    2019-08-08
  • Local
    Campus São Paulo - EPM
  • Dias e Horários
    Todas as manhãs (6 aulas); das 8h30 às 11h30
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    24
  • Carga horária - Prática
    16
  • Carga Horária Total
    40
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Ter conhecimento de bioestatística básica.
  • Ementa
    O programa Stata, assim como o SAS ou o SPSS, é um pacote estatístico de uso geral. Tem sido muito utilizado nos últimos anos na análise de dados epidemiológicos e mostrado diversas vantagens frente aos seus concorrentes. Algumas de suas vantagens são: oferecimento de documentação das análises mais limpas e de fácil manipulação em programas de tabulação de dados; rapidez ao rodar as análises; ótimo suporte dos fabricantes e da lista de usuários; mais opções de análises utilizando pesos de levantamento com amostragem complexa; ambiente mais amigável e intuitivo; facilidade de uso dos comandos de “ajuda” e “procura” e mais possibilidades de análises epidemiológicas. O objetivo deste curso é o de capacitar alunos de pós-graduação na utilização do programa Stata para análises epidemiológicas descritivas e inferenciais, permitindo que compreendam os principais comandos e saibam onde buscar recursos para solucionar problemas e dúvidas decorrentes de suas análises de tese ou dissertação de maneira mais autônoma.
  • Avaliação de aprendizagem
    A nota da disciplina será computada através de exercício para ser feito em casa e uma prova presencial, tendo igual peso as duas atividades.
  • Conteúdo Programático
    Conteúdos: Iniciação ao Stata; O ambiente do Stata; Alocação de memória; Tipos de arquivos do Stata; Abrindo banco de dados pré-existente; Criando um banco de dados; O uso do Stat Transfer para converter bancos de dados de diferentes linguagens; Nomeando variáveis; Criação de variáveis a partir de variáveis já existentes; Rotulação de valores; Uso do do-file e do log-file; tabelas de frequência; Gráficos; Histogramas; Box plot; pizza; dispersão; qui-quadrado; teste t; Correlaçã de Person e Spearman; Regressão logística; Regressão linear; Regressão multinomial; Regressão Ordinal; Análises utilizando pesos amostrais.
    Metodologia: O curso é composto por aulas presenciais teóricas e aulas práticas, além de exercícios a serem realizados em casa e vídeo-aulas disponibilizadas para os alunos (através de links do youtube).
  • Referências
    Acock, A. A Gentle Introduction to Stata, Stata Press, 2008.
    Heeringa, S; West, B; Berglund, P. Applied Survey Data Analysis, CRC Press, 2010.
    Kohler, U: Kreuter, F. Data Analysis Using Stata, 3ª. Ed. Stata Press, 2012.
    Stata Corp, Stata Survey Data Reference Manual: release 14, 2016. Disponível online http://www.stata.com/manuals14/svy.pdf
    Stata Corp, Stata Data-management reference manual: release 14, 2016. Disponível online http://www.stata.com/manuals14/d.pdf
    •  

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