Disciplina: HUMANIDADES E SAÚDE (2º SEMESTRE DE 2020)

  • Nome/título
    HUMANIDADES E SAÚDE (2º SEMESTRE DE 2020)
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi)
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2020-06-27
  • Término - inscrição
    2020-07-14
  • Início - curso
    2020-08-05
  • Término - curso
    2020-12-02
  • Local
    Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos (inscrição via site do CeHFi)
  • Dias e Horários
    Atividadades assíncronas às segundas-feiras, 9h30 - 12h e atividades assíncronas por mais 3 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    25
  • Carga horária - Teórica
    43
  • Carga horária - Prática
    54
  • Carga Horária Total
    97
  • Creditos
    6
  • Critérios de ingresso
    Alunos matriculados nos programas de pós-graduação da UNIFESP
  • Ementa
    Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da missão da universidade e sobre o papel das humanidades na formção humanística no campo das ciências em geral e da saúde em particular. Para além do campo eminentemente teórico, com especial ênfase para os temas das Narrativas Médicas, da História Oral em Saúde, da Fonomenologia e Hermenêutica e sua aplicação no âmbito da pesquisa qualitativa, a atual versão oferece um ciclo completo de Laboratório de Leitura (LabLei), como forma de proporcionar uma experiência prática do uso da literatura como meio de formação e humanização na educação em ciências da saúde.

    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espirituallidade em Saúde.
    - Propocionar a experiência empírica da metodologia do Laboratório de Leitura (LabLei) enquanto meio de suscitar a reflexão e a formação humanística no campo das ciências da saúde
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

    Metodologia:
    - Leitura prévia de textos deternimados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
    - Aplicação da metodologia do Laboratório de Leitura (LabLei) a partir de texto ficcional (Histórias de Leitura, Itinerário de Discussão e Histórias de Leitura)

    Avaliação:
    - Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
    - Apresentação de um Relato de Experiência do LabLei
  • Avaliação de aprendizagem
    Metodologia:
    - Leitura prévia de textos deternimados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
    - Aplicação da metodologia do Laboratório de Leitura (LabLei) a partir de texto ficcional (Histórias de Leitura, Itinerário de Discussão e Histórias de Leitura)

    Avaliação:
    - Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
    - Apresentação de um Relato de Experiência do LabLei
  • Conteúdo Programático
    1. 05/08/2020 – A Universidade como Espaço de Experiência da Cultura
    2. 12/08/2020 – A Universidade como Espaço de Abertura para o Todo
    3. 19/08/2020 - A Crise da Universidade e a Crise da Sociedade
    4. 26/08/2020: 1º encontro – Histórias de Leitura
    5. 2/9/2020: 2º encontro – Itinerário de Discussão 1: Primeira Parte “A Lareira e a Salamandra”
    6. 9/9/2020: 3º encontro – Itinerário de Discussão 2: Segunda Parte “A Peneira e Areia”
    7. 16/9/2020: 4º encontro – Itinerário de Discussão 3: Terceira Parte “O Brilho Incendiário” e Posfácio
    8. 23/9/2020: 5º encontro – Histórias de Convivência
    9. 30/9/2020 – 1 História Oral: interface memória e narrativa nas práticas de história oral
    10. 7/10/2020 – A questão da memória e o resgate do passado
    11. 14/10/2020 - As etapas da História Oral: a entrevista (preparo e execução) b transcrição c) transcriação.
    12. 21/10/2020 – História Oral e Saúde
    13. 4/11/2020 – História de Convivência
    14. 11/11/2020 - HERMENÊUTICA
    15. 18/11/2020 - FENOMENOLOGIA
    16. 25/11/2020 HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA E PESQUISA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
    17. 2/12/2020 TEORIA NARRATIVA DE ALLAN PETERKIN
  • Referências
    José Ortega y Gasset, A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, UERJ, 1999.
    Josef Pieper. Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Campinas, IFE, s.d.
    Allan Bloom. O Declínio da Cultura Ocidental: da crise da universidade à crise da sociedade. São Paulo, Ed. Best Seller, 1989. Parte Três: a Universidade
    BRADBURY, Ray: Fahrenheit 451. Trad. Cid Knipel. Editora Globo, Coleção Biblioteca Azul. (edição Recomendada)
    ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil. Trad.Sônia Branco. São Paulo: Cia das Letras, 2016
    DILTHEY, W. Ideias acerca de uma Psicologia Descritiva e Analítica. Covilhã: 2008.
    HUSSERL, E. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Introd. e trad. Urbano Zilles. – 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
    GIORGI, A. SOUSA, D. Método fenomenológico de investigação em psicologia. Lisboa: Edições Sociedade Unipessoal, 2010.
    SKORZEWSKA, A.; PETERKIN, A. “Why Are The Heath Humanities Relevant (and Vital) In Postgraduate Medical Education?” in The Health Humanities in Postgraduate Medical Education. Eds. Oxford University Press, 2018.
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