Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva 

 

 

Disciplina: NARRATIVAS LITERÁRIAS E PSICOLOGIA - 2021

  • Nome/título
    NARRATIVAS LITERÁRIAS E PSICOLOGIA - 2021
  • Responsável
    Prof. Dr. Dante Gallian
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Simeão Sass, Profa. Dra. Viviane Cãndido, Dra. Nadia Vieira , Me. Yuri Bittar
  • E-mail para contato
    cehfi@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2021/02/01
  • Término - inscrição
    2021/02/26
  • Início - curso
    2021/02/04
  • Término - curso
    2021/06/10
  • Local
    Google Meet (EAD) - será encaminhado aos inscritos
  • Dias e Horários
    Atividades síncronas às quintas-feiras (quinzenal), 14:30 – 17:00 hse atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    20
  • Carga horária - Prática
    40
  • Carga Horária Total
    60
  • Creditos
    4
  • Critérios de ingresso
    Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi)
  • Ementa
    Ementa e Objetivo Geral: A medicina narrativa, iniciada por Rita Charon, abriu um campo de estudos vasto e instigante aos interessados na prática interdisciplinar que concilia ciências da saúde, literatura e humanidades. O curso terá por objetivo geral fomentar o desenvolvimento das seguintes habilidades narrativas: o diálogo interpessoal, a interpretação e discussão de obras literárias e a escrita reflexiva.
    Objetivos Específicos:
    - Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
    - Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, Educação e Cultura; Filosofia, História e Ciências Sociais em Saúde.
    - Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
  • Avaliação de aprendizagem
    Metodologia:
    Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros dos Seminários
    Avaliação:
    - Elaboração de um artigo científico ou trabalho científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
  • Conteúdo Programático
    1- 04/03/2021 – Apresentação do programa e discussão da obra “O enfermeiro”, de Machado de Assis, com Viviane. ,
    2- 18/03/2021 - Discussão da obra “O sonho de um homem ridículo”, de Dostoiévski, com Dante
    3- 01/04/2021 - Discussão da obra “A fogueira”, de Mia Couto, com Yuri Bittar.
    4- 15/04.2021 - Discussão da obra “De Profundis, Valsa Lenta”, de José Cardoso Pires, com Nadia.
    5- 29/04/2021 - “Um médico rural”, de Franz Kafka, com Kelly.
    6- 06/05/2021 – discussão da obra “Colinas como elefantes brancos”, de Ernest Hemingway, com Simone.
    7- 20/05/2021 – Exercício de escrita reflexiva.
    8- 10/06/2021 – Conclusão e avaliação dos participantes.
  • Referências
    ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
    BRUNS, M. A. T. Psicologia e Fenomenologia: reflexões e Perspectivas. Campinas: Editora Alínea, 2003.
    CHARON, R. ; BANKS J. T., CONNELLY J. E.; et al. Literature and medicine: contributions to clinical practice. Ann Intern Med. 1995;122(8):599-606.
    CHARON, R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. Tradução Ricardo Santiago. São Paulo : Letra e Voz, 2015.
    COUTO, M. Vozes anoitecidas. Editorial Caminho: Lisboa, 1987.
    DILTHEY, W. Ideias acerca de uma Psicologia Descritiva e Analítica. Covilhã: 2008.
    DOSTOIEVSKI, F. Duas narrativas fantásticas. São Paulo: Ed. 34, 2011.
    GIORGI, A. SOUSA, D. Método fenomenológico de investigação em psicologia. Lisboa: Edições Sociedade Unipessoal, 2010.
    KAFKA, F. Um médico rural. São Paulo: Brasiliense, 1994.
    PETERKIN, A. “Getting to Sleep in New Jersey”. Academic Medicine, Vol. 85, No. 5 / May 2010.
    PIRES, J. C. De Profundis, Valsa Lenta. Publicações Dom Quixote: Lisboa, 1997.
    SKORZEWSKA, A.; PETERKIN, A. “Why Are The Heath Humanities Relevant (and Vital) In Postgraduate Medical Education?” in The Health Humanities in Postgraduate Medical Education. Eds. Oxford University Press, 2018.
    •  

    © 2013 - 2021. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 563 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Please publish modules in offcanvas position.